Nova Fiat Idea

idea_essence_001
idea_essence_011

Lançada em 2005, finalmente a Idea foi reestilizada. Por fora, as maiores novidades da minivan são a frente inspirada no hatch médio Bravo, lanternas com LEDs e a placa no parachoque, deixando a tampa traseira com aspecto alisado. Entre os detalhes menores, há aerofólio, friso deslocado pra cima e novos retrovisores com setas, maçanetas e rodas. O pacato veículo familiar ficou com um visual mais agressivo.

idea_essence_025


O interior infelizmente quase não mudou, mantendo o painel de Palio, com saídas de ar projetadas para ventilar os joelhos dos ocupantes. Só mudaram bancos, volante e grafismos do quadro de instrumentos.

Uma boa novidade são os novos motores E.TorQ 1.6 16V (117 cv) e 1.8 16V (132 cv). A gama de versões é extensa:

idea_atractive_006


Attractive, nova versão de entrada que substitui a ELX 1.4, mas que mantém o antigo e manco 1.4 Fire, de meros 81 cv. Disponível apenas com câmbio manual, a partir de R$ 43.590. Entre os principais itens, vem de série com direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos e computador de bordo.

idea_essence_035


Essence, versão intermediária, a principal da linha, traz o novo 1.6 16v mas tem os mesmos equipamentos do Attractive, ou seja, continua devendo ar-condicionado na lista de itens de série! Por R$ 45.610, ou R$ 47.720 com câmbio Dualogic.

idea_sporting_001
idea_sporting_005
idea_sporting_016

Sporting, inédita versão pseudo-esportiva, com certeza a mais sem noção da linha! A Idea, que sempre foi tão alta, pacata e carro de mãe, agora desfila xunada de fábrica! Porém, deve compensar a proposta incompatível com seu tipo de carroceria e as piadas com o bom desempenho gerado pelo novo motor 1.8 16v. Além dos itens da Essence, vem com ar-condicionado, faróis de neblina, rádio CD com MP3, rodas 16” e retrovisores elétricos. Custa R$ 54.280 com câmbio manual e R$ 56.390 com câmbio automatizado Dualogic.

idea_adventure_001
idea_adventure_002
idea_adventure_050

Adventure, versão pseudo-off-road que agora está muito mais exagerada, praticamente um monstrinho. Os destaques negativos vão para os faróis de neblina e milha com molduras quadradas prateadas e a grade cromada destoando dos parachoques pretos, com a inscrição “Adventure” ao estilo Land Rover e entradas de ar que lembram as do Palio G2. Além dos equipamentos da Sporting, vem de série com airbag duplo, freios ABS, pneus de uso misto 205/70 R15 e suspensão elevada, além de toda a maquiagem. Seu motor é o novo 1.8 16v e seu preço é de R$ 56.900 (manual) e R$ 59.010 (Dualogic).

Resumo da “bagaça”: as versões comuns ficaram mais elegantes, mas se quiser o novo motorzão 1.8 16v de 132 cv vai ter que aturar o alto preço e o visual bizarro das versões Sporting ou Adventure! A Essence 1.6 16v é de longe a melhor opção, apesar do valor subir para R$ 49.190 com A/C.

Comentários